Receita Federal: Paraíba tem mais de 15 mil contribuintes na malha fina
Despesas médicas e omissão e rendimentos são principais motivos das irregularidades
Cerca de 15.643 paraibanos estão na malha fina, de acordo com o números divulgados nesta quinta-feira (26) pela Receita Federal. Na Paraíba, foram entregues 486.069 declarações em 2024 e os contribuintes podem verificar pendências no aplicativo "Meu Imposto de Renda".
De acordo com a Receita, os principais motivos que levaram contribuintes a caírem na malha fina foram as deduções de despesas médicas, omissão de rendimentos, o que inclui rendimentos não declarados pelos titulares das declarações ou por seus dependentes, além de diferença entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf).
Outros motivos que levaram os contribuintes paraibanos à malha fina foram: deduções de incentivo, o que inclui doações a fundos de apoio à criança, adolescente e idoso, incentivo ao esporte e cultura, e doações feitas durante o mesmo ano da entrega da DIRPF; diferenças entre as informações declaradas e as fornecidas pelos responsáveis pelo pagamento de rendimentos na Dirf; diferença entre o valor de imposto pago declarado na DIRPF e os valores registrados nas bases da Receita Federal, como carnê-leão e imposto complementar.
Os documentos retidos na malha fiscal serão analisados pela Receita. Caso as informações declaradas sejam confirmadas, os documentos seguirão o procedimento normal.
Saiba mais
Para conferir a situação de sua declaração, basta acessar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, da Receita Federal. Se houver alguma pendência ela estará identificada entre as declarações entregues. As informações estarão no campo "Pendências de malha", onde é possível pedir a regularização do documento.
COMENTÁRIOS