Escolhida pelo critério de merecimento, Túlia Gomes defende representatividade feminina
A eleita por merecimento, Tulia Gomes de Souza Neves é natural de Campina Grande, nasceu em 9 de janeiro de 1966
O TJPB (Tribunal de Justiça da Paraíba) elegeu para o cargo de desembargadora a juíza da 2ª Turma Recursal da Capital, Túlia Gomes de Sousa Neves. As escolhas aconteceram durante a 18ª Sessão Administrativa do Colegiado, nesta quarta-feira (23), que foi presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, presidente do TJPB. Ela foi eleita pelos membros do Pleno do TJ para ocupar o cargo de desembargadora, exclusivo para mulheres pelo critério de merecimento.
No seu discurso, a mais nova desembargadora do TJPB, agradeceu e falou sobre a importância e representatividade do momento, não só para ela, mas para todas as mulheres. “Não represento apenas minha trajetória pessoal, mas todas as mulheres que sonham, lutam e enfrentam os desafios diários de uma sociedade que ainda precisa avançar muito em termos de equidade”, pontuou a nova desembargadora.
Tulia Gomes de Souza Neves é natural de Campina Grande, nasceu em 9 de janeiro de 1966. Filha do juiz Hamilton de Souza Neves(in memoria) e da advogada Maria Ilcléia Gomes de Souza Neves (in memoria), iniciou a vida profissional como Promotora de Justiça, na cidade de Prata.
Em seguida, foi aprovada no concurso da magistratura paraibana, assumindo o cargo de juíza no dia 27 de março de 1992. Sua primeira comarca foi Juazeirinho. Depois, atuou em Itaporanga, Santa Rita e Campina Grande. A última comarca na qual atuou foi a de João Pessoa, onde exerceu suas funções, por 16 anos, na Vara de Família e atualmente estava na 2ª Turma Recursal de João Pessoa.
Merecimento
A escolha da juíza Túlia Neves, para o cargo de desembargadora, se deu em razão do disposto na Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n. 525/2023, que estabeleceu um importante avanço na promoção da igualdade de gênero no sistema judiciário. A juíza assume a vaga em cumprimento ao Edital de Vacância nº 09/2024, de Acesso ao Cargo de Desembargador Exclusivo para Mulheres, pelo critério de merecimento.
A eleição da nova desembargadora foi muito celebrada pelos presentes, que acompanharam atentamente a votação. Em seguida, o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, encerrou a Sessão Administrativa, abriu uma Sessão Solene e deu posse imediata à magistrada.
COMENTÁRIOS