Baixa umidade do ar do atinge todos os municípios do Vale do Piancó; autoridades alertam para cuidados com a saúde
Segundo o alerta, nas cidades afetadas, a umidade relativa do ar permanecerá variando entre 30% e 20%

O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - divulgou, neste sábado, (26), um alerta de baixa umidade do ar para todos os municípios do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba. O aviso é válido para todo o dia de hoje. As autoridades alertam também (veja as precauções abaixo) para os riscos que essas condições climáticas podem trazer para a população e por isso a necessidade de intensificar os cuidados com a saúde.
Segundo o alerta, nas cidades afetadas, a umidade relativa do ar permanecerá variando entre 30% e 20%. Nessas condições, há risco de incêndios florestais e à saúde. Nesses casos, a orientação é beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A população pode buscar mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira, abaixo, as cidades afetadas pela baixa umidade:
Aguiar
Boa Ventura
Catingueira
Conceição
Coremas
Curral Velho
Diamante
Emas
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Nova Olinda
Olho D’água
Pedra Branca
Piancó
Santa Inês
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
São José de Caiana
Serra Grande
Cuidados com a saúde
E qual a relação da baixa umidade com a nossa saúde? O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressacados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.
Por que sentimos desconfortos respiratórios quando o tempo está seco? Isso acontece porque um dos mecanismos de defesa que temos para as vias aéreas é o muco. Com o ar seco, esse muco também seca e isso piora a obstrução.
O melhor remédio para a secura é ingerir bastante líquido. Por isso, idosos e crianças tendem a sofrer mais quando a umidade do ar está mais baixa, já que esquecem de beber água com frequência.
Dicas para enfrentar o tempo seco
- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
- Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.
- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
- Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.
COMENTÁRIOS