Papa diz que 'amizade é caminho para paz' em Jubileu da Juventude
Leão XIV pediu por 'justiça' em vigília com 1 milhão de jovens

Diante de um público de cerca 1 milhão de pessoas, o papa Leão XIV destacou que "a amizade é o caminho para a paz".
A declaração foi dirigida aos jovens durante a vigília do Jubileu da Juventude, que ocorre neste sábado (2) em Tor Vergata, Roma. Na ocasião, o pontífice também pediu aos mais novos que "lutem por justiça".
Em meio a tantos conflitos, "a amizade pode mudar o mundo, pode ser o caminho para a paz", destacou o líder da Igreja Católica, citando em seguida as palavras do beato Pier Giorgio Frassati: "Viver sem fé, sem uma herança para defender, sem apoiar uma luta pela verdade não é viver, mas apenas ganhar a vida".
Em seu primeiro grande encontro com os jovens, Robert Prevost pediu a esses peregrinos para "construírem um mundo mais humano", baseado "na justiça".
"Busquem a justiça, renovando seu modo de viver para construir um mundo mais humano. Sirvam aos pobres, testemunhando o bem que sempre desejamos receber do próximo", falou.
Em seu discurso, o Papa também abordou o casamento como algo que "dá senso à vida".
"O casamento, as ordens sacras e a consagração religiosa expressam o dom livre e libertador de si mesmo, o que nos torna verdadeiramente felizes", disse o pontífice, enfatizando aos jovens que "essas escolhas dão sentido às nossas vidas, transformando-as à imagem de Deus, que as criou e as redimiu de todo mal".
Segundo ele, "encontramos a felicidade quando nos entregamos, quando damos a vida pelos outros".
Outro tema abordado por Leão XIV na vigília foi o atual mundo tecnológico. Ele reforçou que "a Internet está cheia de oportunidades, mas também de muitas ambiguidades".
"A Internet e as mídias [digitais] se tornaram uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e troca entre pessoas, bem como de acesso à informação e ao conhecimento", introduziu o religioso, antes fazer referência a seu antecessor, papa Francisco: Mas "tais ferramentas são ambíguas quando são dominadas por lógicas e interesses comerciais que quebram nossos relacionamentos em mil interrupções".
"Quando a ferramenta domina o homem, o homem se torna uma ferramenta. Como vocês sabem, hoje os algoritmos nos dizem que coisas devemos fazer, que coisas devemos pensar", concluiu.
Leão XIV, que respondeu a perguntas dos jovens, também pediu por orações a duas peregrinas que faleceram em meio ao Jubileu da Juventude: "À Maria, uma jovem espanhola, e à Pascale, jovem egípcia".
"Rezemos a seus familiares e também a Ignazio Gonçalves, jovem espanhol que se recuperou no Hospital Menino Jesus", pediu o Papa durante a vigília, que seguirá pela noite com os jovens pernoitando em Tor Vergata até serem recebidos novamente pelo Santo Padre na missa na manhã de domingo (3).
COMENTÁRIOS