Trump está disponível para ver Putin e Zelensky, diz Casa Branca
Segundo a porta-voz da presidência norte-americana, Karoline Leavitt, "os russos expressaram o desejo de se encontrar com Trump, e o presidente está disponível para se encontrar tanto com Putin quanto com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disponível para se reunir com seus homólogos da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou a Casa Branca nesta quarta-feira (06).
Segundo a porta-voz da presidência norte-americana, Karoline Leavitt, "os russos expressaram o desejo de se encontrar com Trump, e o presidente está disponível para se encontrar tanto com Putin quanto com Zelensky".
A confirmação é feita após o jornal "The New York Times", citando fontes oficiais, afirmar que o presidente dos EUA estava planejando se encontrar pessoalmente com Putin na próxima semana e, logo depois, com Zelensky.
De acordo com uma fonte ucraniana de alto escalão, a possibilidade foi discutida em uma ligação telefônica entre Trump e Zelensky, que também envolveu o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, e os líderes de Reino Unido, Alemanha e Finlândia.
Os líderes de Rússia e Ucrânia não conversaram diretamente nenhuma vez desde o início dos combates, há cerca de três anos e meio.
Mais cedo, Putin recebeu o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, para discutir o conflito e um eventual cessar-fogo. Para Trump, a conversa foi "altamente produtiva" e gerou "grande progresso".
Já os russos chamaram a reunião de "útil e construtiva", e que houve uma "troca de sinais" entre Moscou e Washington.
COMENTÁRIOS