Museu que conta História da Paraíba, no Palácio da Redenção, deve ser entregue ainda este mês
De acordo com João Azevêdo, para abrigar o Museu que já está sendo montado, o Palácio da Redenção passou por uma série de reformas

O Museu que vai contar a História da Paraíba, no Palácio da Redenção, localizado no Centro de João Pessoa, deve ser entregue ainda neste mês de agosto, como confirmou o governador João Azevêdo, nesta segunda-feira (4). A confirmação foi dada em entrevista concedida ao programa Conversa com o Governador, transmitido pela Rádio Tabajara FM.
De acordo com João Azevêdo, para abrigar o Museu que já está sendo montado, o Palácio da Redenção passou por uma série de reformas.
“No final do mês, vamos fazer uma entrega que para mim é extremamente especial, que é o Museu da História da Paraíba. Está sendo montado e preparado com um carinho muito grande, de uma beleza extraordinária, lá no Palácio da Redenção, que foi totalmente restaurado, recuperado e reconstruído. Está sendo montado um Museu que contará a nossa história. Qualquer cidadão terá acesso ali para conhecer e saber como foi que nós chegamos e onde estamos. A história da Paraíba vai estar disponível para os paraibanos a partir do final do mês de agosto”, revelou João Azevêdo.
Segundo o governador, a ideia da instalação do Museu surgiu quando João assumiu o governo, em 2019. O gestor explicou que havia reparado que poucas pessoas conheciam o Palácio da Redenção.
“Desde que cheguei ao governo, uma coisa me incomodava: poucas pessoas conheciam o Palácio da Redenção. A cada reunião que a gente tinha e perguntava, três ou quatro pessoas já tinham tido acesso ao Palácio. E como era possível aceitar aquilo considerando que a nossa história está dentro do Palácio, o paraibano precisava ter acesso ao prédio”, afirmou o governador.
Ainda de acordo com João Azevêdo, os gabinetes do governador, vice-governador e algumas secretarias que ficavam no prédio, passarão a funcionar em um outro edifício histórico localizado em frente à Praça Pedro Américo.
“Então, nós decidimos expulsar o governador de lá. Tiramos o gabinete do governador de lá, passamos para um outro prédio que também é muito bonito e que está sendo reformado em frente à Praça Pedro Américo, que vai sediar os gabinetes do governador, vice-governador e algumas secretarias”, explicou João Azevêdo.
Sobre o Museu e o Palácio
O museu vai ocupar o espaço onde por décadas funcionou a sede do Governo do Estado. Com investimento de R$ 11,5 milhões, a reforma e a adequação do Palácio da Redenção visam restaurar o edifício e transformá-lo em um centro cultural acessível a todos que desejam conhecer mais sobre a rica história da Paraíba.
O Palácio da Redenção foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 1980 e, desde então, sua preservação tornou-se uma prioridade.
O prédio está sendo cuidadosamente preservado e integrado ao museu, como feito em outros estados brasileiros, a exemplo de Pernambuco e Bahia.
As intervenções realizadas no Palácio da Redenção incluem a recuperação de esquadrias, janelas e portas; o acabamento do piso e do forro de madeira; além das melhorias nas instalações gerais do prédio.
Criado em 2021, por meio do Decreto no 41.817, de 4 de novembro, o museu tem por finalidade promover reflexão, estudo, ensino e pesquisa sobre pessoas e fatos relacionados à história da Paraíba.
A proposta do acervo é apresentar a evolução do estado desde a chegada dos primeiros colonizadores até os dias atuais, utilizando mídias analógicas e digitais, que permitirão uma experiência rica e interativa para o público.
O museu terá compartimentos dedicados a diferentes períodos da história da Paraíba, como a colonização, o primeiro e segundo reinados, o período provincial, a Revolução de 1930 e a Paraíba moderna.
Pela primeira vez, o público terá acesso a espaços antes restritos, como o gabinete do governador, um gesto que rompe com a tradição de separação entre o poder e o povo.
COMENTÁRIOS