Publicidade

Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,05/08/2025

  • A +
  • A -

05 de agosto: João Pessoa celebra 440 anos como uma das capitais mais belas do Brasil

Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país, precedida apenas por Salvador e Rio de Janeiro

Com PBAgora
05 de agosto: João Pessoa celebra 440 anos como uma das capitais mais belas do Brasil @Internet

Belas praias, praças, sobradinhos e prédios históricos.  João Pessoa comemora nesta terça-feira (05), 440 anos de fundação, se destacando como a terceira cidade mais antiga do Brasil.

A capital paraibana é nacionalmente conhecida pelas belas paisagens, mas além das praias há muitas outras opções culturais para quem deseja conhecer mais a bela cidade que encanta seus visitantes.

Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país, precedida apenas por Salvador e Rio de Janeiro. O Paraíba Em Pauta destaca algumas das praias e dos pontos históricos da cidade que preservam em suas construções os estilos arquitetônicos da época colonial, sendo um importante centro histórico. 

Um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior, principalmente no verão, João Pessoa se destaca por suas belezas naturais e praias como Cabo Branco, Tambaú e Manaíra, localizadas na orla urbana da cidade. Outras praias populares incluem a Praia do Bessa, ao norte, e a Praia de Intermares, mais afastada. No litoral sul, destacam-se as praias de Coqueirinho, Carapibus e Tambaba, conhecida por sua área de naturismo. 

A Praia de Tambaú é considerada uma das melhores de João Pessoa. O lugar costuma ser bem movimentado, já que esta é uma região onde se concentra a maior parte dos hotéis, bares e restaurantes de João Pessoa. Outra praia movimentada é a do Bessa. São 6 km de extensão e ela costuma receber muitas pessoas aos fins de semana.

A praia mais urbana da cidade é Cabo Branco, que fica bem no meio de João Pessoa. É aquele lugar em que a orla está cheia de bares e restaurantes.

Do coração do Centro Histórico às praias de águas tranquilas, dos antigos casarões coloniais aos prédios mais modernos. O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro. A área abrange a região onde a cidade surgiu, em 1585, e foi reconhecida como patrimônio histórico nacional em 2007.


No Centro Histórico, os turistas podem conhecer pontos como a Praça dos Três Poderes, onde ficam as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; o Teatro Santa Roza, considerado um dos mais antigos da Paraíba; e o Hotel Globo, na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, onde funciona uma galeria de arte.

O Hotel Globo foi inaugurado em 1915, na Rua Visconde do Inhaúma, atual Rua João Suassuna. De acordo com o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil na Paraíba, Breno Crispim, o estabelecimento funcionava em uma edificação de quatro pavimentos construída no final do século XIX. O hotel hospedava a elite do interior paraibano e de outras capitais brasileiras, além de sediar eventos políticos e sociais.


Entre o passado e o presente, o Centro  Cultural São Francisco guarda memórias e histórias. Trata-se de um complexo arquitetônico formado por vários espaços religiosos, como a Igreja e Convento de São Francisco, as Capelas da Ordem Terceira de São Francisco e de São Benedito; a Casa de Oração dos Terceiros; e Claustro da Ordem Terceira.

O complexo foi inaugurado em 1589, sendo um dos mais notáveis exemplos arquitetônicos e históricos do movimento barroco no Brasil. Além das igrejas e demais espaços religiosos, também há uma fonte e um adro com um cruzeiro.


O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa é um dos cartões postais mais conhecidos e importantes de João Pessoa. Rodeado pela Mata Atlântica, o parque possui área para piquenique, prática esportiva e playground para crianças.

A Estação Cabo Branco também é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital paraibana. O lugar foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2008, contando com espaço para exposições, exibições audiovisuais e palestras.

Um lugar para respirar e caminhar, preservando o meio ambiente. O Jardim Botânico Benjamin Maranhão, localizado no bairro da Torre, é um ponto certo de visitação. A área é uma unidade de Conservação de Proteção Integral, com 343 hectares e 12 trilhas que passam pela Mata Atlântica e Mata do Buraquinho.


João Pessoa também abriga o Parque Zoobotânico Arruda Câmara , popularmente conhecido como Bica por ser uma fonte de água potável do local, fica no baixo Roger e possui uma reserva tombada pelo Iphaep desde 1980. Com uma área de 26,8 hectares, a Bica possui uma imensa riqueza ecológica e zoológica, com vários animais, entre aves, répteis, peixes e mamíferos, entre eles os leões.

O Farol do Cabo Branco fica na falésia da praia de Cabo Branco, a cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas – ponto mais oriental das Américas. Construído em 1972, o farol possui 19 metros e tem alcance luminoso de 27 milhas náuticas. O local é um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital paraibana e também segue aberto à visitação.


Um dos principais equipamentos culturais de João Pessoa, o Espaço Cultural José Lins do Rego foi inaugurado na década de 1980 e possui diversos espaços com atividades culturais, como a Galeria Archidy Picado, o Museu José Lins do Rêgo, o Teatro Paulo Pontes e o Planetário.

Dentro das celebrações religiosas e culturais, a tradicional Festa das Neves, no Polo Parque Solon de Lucena, chega ao ápice nesta terça-feira com o aguardado show de Roberto Carlos.

O encerramento das festividades está marcado para acontecer no Polo Busto de Tamandaré, na orla de Cabo Branco, onde foi montado o palco para o show. A expectativa dos organizadores é que cerca de 400 mil pessoas participem do “parabéns a você” coletivo, marcado para começar às 21h.


Com um público estimado em 400 mil pessoas, a Prefeitura de João Pessoa reforça algumas recomendações para os pessoenses e turistas que vão assistir ao show do cantor Roberto Carlos, nesta terça-feira, dia 5 de agosto, quando é celebrada a fundação de João Pessoa, que comemora 440 anos, e o dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana. Para garantir a segurança e o bem-estar, o cidadão precisa seguir algumas dicas para encarar a multidão que estará nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.