Seja bem-vindo
Campina Grande, Paraíba,09/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre Jim Lovell, comandante da missão espacial Apollo 13

História do astronauta virou filme com Tom Hanks em seu papel

Com Agências Internacionais
Morre Jim Lovell, comandante da missão espacial Apollo 13 @ORMAZÉTO "AFP PHOTO/NASA

Morreu Jim Lovell, astronauta americano que comandou a famosa missão Apollo 13, em 1970, que virou tema de filme anos depois.

Ele tinha 97 anos. O anúncio foi feito pela Nasa nesta sexta-feira (08), sem revelar a causa do falecimento.

Lovell, apelidado de "Smilin" por seu sorriso sempre pronto, esteve no espaço quatro vezes, durante as missões Gemini 7 (1965), Gemini 12 (1966), Apollo 8 (1968) e Apollo 13, inspirando gerações de astronautas e de apaixonados pelo universo.

"Como piloto da Apollo 8, Jim e sua tripulação foram os primeiros a decolar em um Saturno V e orbitar a Lua, provando que um pouso lunar estava ao nosso alcance", disse Sean Duffy, chefe de Gabinete Interino da Nasa.

"Como comandante da Apollo 12, sua calma e força sob pressão ajudaram a trazer a tripulação de volta à Terra em segurança, demonstrando raciocínio rápido e inovação que caracterizariam futuras missões da NASA", acrescentou Duffy.


No entanto, Lovell ganhou fama internacional em 1970 com a Apollo 13, que por pouco não terminou em tragédia. Ele estava no comando da missão quando um tanque de oxigênio explodiu, impedindo-o de pousar na Lua. Entretanto, o comandante conseguiu trazer sua tripulação de volta à Terra.

A missão histórica foi tema do filme "Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo" (1995), que teve Tom Hanks no papel de Lovell.

"Sentiremos falta de seu otimismo, seu senso de humor e da maneira como ele nos fazia sentir", disse a família do astronauta em comunicado. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.